Anuidades
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!

Abril Marrom - Combate contra a Cegueira

Abril Marrom - Combate contra a Cegueira

No mês de abril celebramos o mês de conscientização da população para a Prevenção da Cegueira – diagnóstico, tratamento precoce e reabilitação. O ‘Abril Marrom’ é um alerta para a prevenção de doenças que causam cegueira.

A cegueira atinge, atualmente, cerca de 1,2 milhão de pessoas no Brasil. Cerca de 60% das doenças oculares que causam cegueiras são tratáveis. Se a pessoa tivesse chance de um diagnóstico e um tratamento precoce, ela poderia não estar cega. E também cerca de 85% da nossa comunicação com o mundo exterior se dá através dos olhos. Eles são um patrimônio muito precioso, mas não são tratados com a devida atenção. Isso precisa mudar.

Considerando que 80% dos casos de cegueira são evitáveis e/ou tratáveis, significa que quase 700 mil brasileiros cegos poderiam estar enxergando caso tivessem sido tratados a tempo. Essas ocorrências poderiam ser evitadas se a população tivesse acesso à serviços de saúde primária na área visual e ocular.

As doenças caminham silenciosamente e as pessoas só procuram auxilio quando já perderam parte da visão. Neste momento, o problema já está em estado avançado e os tratamentos nem sempre recuperam a visão. A população precisa ficar alerta e ter interesse em se cuidar. É necessário se subter à exames de visão periodicos a fim de que alterações sejam detectadas precocemente para que os profissionais competentes possam trata-las e assim o nosso principal sentido seja preservado. Diabéticos, crianças, adultos acima de 40 anos e idosos acima de 60 anos devem ter ainda maior atenção aos cuidados com a visão. Ter informações a respeito das doenças que podem levar à cegueira é o primeiro passo para a população adotar medidas preventivas.

Dentre algumas das doenças que podem levar à cegueira, algumas são bastante frequentes no cotidiano da população, mas bastante negligenciadas devido à falta de conhecimento sobre as suas consequências em longo prazo.

O optometrista como agente primario da saúde visual e ocular desempenha um papel fundamental em todo o mundo no que diz respeito à detecção precoce de alterações visuais e oculares.


OPTOMETRIA, o Brasil precisa, o Brasil merece.

Deixe um comentário