Anuidades
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!

Agosto Dourado - Mês do Aleitamento Materno

Agosto Dourado - Mês do Aleitamento Materno

 

O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

A estratégia para incentivar a amamentação vem apresentando resultados. Os índices nacionais do aleitamento materno exclusivo entre crianças menores de 6 meses aumentaram de 2,9%, em 1986, para 45,7% em 2020. Já o aleitamento para crianças menores de quatro anos passou de 4,7% para 60% no mesmo período. 

Passar de um aumento de 4 para 60% é muita coisa. A gente que trabalha com a saúde sabe que um aumento desse tipo em poucos anos é algo que mostra a robustez, a fortaleza das campanhas que vem acontecendo nos últimos anos”, destacou o secretário de Atenção Primária à Saúde, Rafael Câmara Parente. Saiba mais sobre a campanha acessando o site do Ministério da Saúde ou da Sociedade Brasileira de Pediatria.


Vídeo da Campanha do Ministério da Saúde - Agosto Dourado 2021

Leite Materno x Visão

Já que estamos na semana internacional do aleitamento materno, vamos esclarecer alguns pontos importantes da sua relação com a visão.

Mesmo que a gestação e o aleitamento não afetem diretamente a visão, algumas mamães percebem mudanças durante a gravidez.

Queixas de visão borrada, dificuldades para manutenção do foco, ressecamento ocular e até mesmo alteração da pressão intraocular, que pode provocar dor aguda, são reportadas com certa frequência

As mudanças hormonais, os novos hábitos alimentares e até mesmo as mudanças nas rotinas diárias podem explicar os sinais e sintomas apresentados pelas mamães. Para que estes efeitos sejam minimizados é importante que a gestante siga corretamente as orientações dadas pelo médico nas consultas de pré-natal.

Caso você mãe, perceba alterações visuais durante esta importante e marcante etapa da vida, converse com seu optometrista que poderá orienta-la quanto a hábitos de higiene visual, ergonomia, uso da acomodação e verificação da graduação dos defeitos refrativos.

Deixe um comentário