Anuidades
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!

CBOO em Ação - Audiência Pública na Câmara de Salvador

CBOO em Ação - Audiência Pública na Câmara de Salvador

Na última terça-feira(28/04) o vereador de Salvador Alberto Braga (Republicanos/BA) promoveu uma audiência pública que discutiu a importância da optometria na atenção primária de saúde. Transmitido de forma online pela rádio (Rádio Câmara Salvador 105.3 FM), tv (TV Câmara Salvador 12.3), Facebook (TV e Rário Câmara de Salvador) e site (Câmara Municipal de Salvador).

A Audiência contou com a participação do vereador licenciado e atual secretário municipal Infraestrutura e Obras Públicas, Luiz Carlos (Presidente Republicanos/BA) que juntos apresentaram "Projeto de Lei 126/2021, que dispõe sobre a comercialização de produtos ópticos e licenciamento do comércio varejista e de prestação de serviços de produtos ópticos e afins" e "Projeto de Lei 346/2019, que estabelece o dia do Optometria na cidade de Salvador”

Inicialmente o Deputado Federal Márcio Marinho (Republicanos/BA), membro atuante da Frente Parlamentar da Optometria, registrou seu comprometimento com o desenvolvimento e fomento à profissão, pois após conhece-la pode verificar claramente os impactos positivos que os optometristas podem trazer para a saúde visual do país. Após enaltecer a iniciativa de realização da audiência pública, lembrou que a divulgação da Optometria é ponto fundamental para que logo tenhamos a atividade definitivamente regulamentada.

Um dos momentos marcantes foi quando o Deputado Federal e Presidente da Frente Parlamentar da Optometria Aroldo Martins (Republicanos/PR) que abrilhantou com um depoimento forte e carregado com a emoção comum a quem detém conhecimento da importância da luta pela regulamentação da Optometria brasileira, o Dep. Aroldo externou sua preocupação com o caótico quadro no qual se encontra a atenção primária à saúde visual em todo o país, exemplificando a situação com dados da capital paranaense, onde existem mais de 27 mil pessoas aguardando por uma consulta por queixas ligadas à visão.

Ressaltou que seriam inúmeros os casos de cegueira e outros agravos que poderiam ser evitados, caso uma triagem e completa consulta de atenção primária fosse realizada pelos já milhares de optometristas brasileiros devidamente formados, a exemplo do que acontece em todo o resto do mundo.

Também compareceu o Deputado Estadual José de Arimateia (Republicanos/BA), pontuou a importância do evento e de se levar especialmente às Câmaras Municipais e Prefeitos de todo o país a importância da Optometria enquanto ciência apta a prestar um serviço de estrema importância para os cidadãos brasileiros, levando efetividade e eficiência aos cuidados com a saúde visual e isto em alto grau de qualidade, cumprindo o papel e obrigação do Estado de assegurar atendimento à saúde de forma democrática e humanizada.

Finalizando o momento Juarez Gonçalves da Hora, Presidente do SINDIÓPTICA/BA, agradeceu a participação de todas as autoridades presentes e destacou que a resistência corporativa da classe médica contra o livre exercício da optometria brasileira representa um crime contra a saúde pública, impactando em graves reflexos a toda a população, com destaque para as crianças que, desatendidas no que toca uma avaliação de sua condição visual, têm seu potencial cognitivo prejudicado, implicando em baixo aproveitamento, repetência e inclusive evasão escolar, atingindo seu futuro e da nossa nação.

Outras presenças foram ilustres como o Vice-Presidente do CBOO Forlan Luiz, Secretário Geral do CBOO Jasiel Filho, Procurador Jurídico Fabio Luiz da Cunha, Presidente da UNOOBA Marcelo Fraga e diversos Optometristas Filiados ao CBOO.

Assista a Audiência Pública na integra no canal do Youtube do CBOO:

 

Optometria, o Brasil merece, o Brasil precisa!!!

Deixe um comentário