Anuidades
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!

Dia do Esportista - 19 de Fevereiro

Dia do Esportista - 19 de Fevereiro

exercício físico atrelado a uma dieta saudável é recomendado por todos os especialistas em saúde como meio para o desenvolvimento de uma vida mais saudável. Aprender a trabalhar em equipe, concentração, paciência, cooperativismo e fortalecimento muscular são algumas das várias vantagens que a pratica do esporte garante para o ser humano, seja fisicamente ou mentalmente.

Em época de competições esportivas importantes que exigem muito do corpo é que percebemos como os atletas de hoje tem o rendimento bastante diferente em comparação aos atletas do passado.

É sabido que a visão é fundamental e diretamente relacionada com o rendimento do esportista e para potencializar as habilidades visuais necessárias para melhoria do desempenho no esporte, existe a Optometria Desportiva, que consiste no emprego de um conjunto de técnicas que possibilitam alcançar a máxima eficiência do sistema visual.

Entre as habilidades visuais citadas, destacam-se:

  • Acuidade visual
  • Motilidade ocular
  • Acomodação
  • Convergência
  • Fixação
  • Visão Binocular
  • Visão periférica
  • Memória Visual
  • Percepção de Profundidade
  • Atenção
  • Reação
  • Coordenação Motora.


Quando estas habilidades visuais não são adequadamente desenvolvidas ou não são coordenadas com os outros sentidos, sintomas como dores de cabeça, baixo rendimento (escola/trabalho/esporte), visão dupla e fadiga podem se apresentar de maneira intensa.

Esportistas que buscam potencializar suas capacidades comumente encontram alternativas além do condicionamento físico tradicional e submetem-se ao treinamento visual que é composto de diferentes fases, entre elas:

  1. Avaliação das distintas habilidades visuais do esportista considerando o esporte que pratica,
  2. Analise dos resultados obtidos e sua relação com o esporte,
  3. Treinamento visual geral: tem como objetivo reduzir as deficiências e diminuir a fadiga do sistema visual,
  4. Treinamento visual específico: onde são trabalhadas as habilidades visuais que intervem na modalidade esportiva,
  5. Treinamento visual integrado: realizado no ambiente próprio do esporte.


Cada esporte tem sua particularidade
, alguns exigem mais concentração enquanto que outros demandam de força física, mas, em comum, todos os esportes exigem uma capacidade visual aguçada. Tanto para prever os movimentos e ações do adversário quanto para traçar uma estratégia de ataque, as habilidades visuais (movimentos oculares, controle de foco, adaptação ao claro e escuro, entre outras) são utilizadas em demasia durante a pratica esportiva.

Para garantir um melhor desempenho seja para o atleta amador ou profissional, a Optometria Desportiva tem como finalidade treinar e aprimorar as habilidades visuais, permitindo assim, uma menor velocidade de resposta e reação. Através de equipamentos e técnicas não invasivas ou medicamentosas validadas e empregadas em todo o mundo, o optometrista especialista em esportes pode ajudá-lo a melhorar seu desempenho.

Conheça o Profissional Optometrista e suas atribuições


Converse conosco sobre o assunto.

Deixe um comentário