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Dia do Nutricionista - 31 de Agosto

Dia do Nutricionista - 31 de Agosto

No dia 31 de agosto comemoramos o Dia do Nutricionista. A profissão nasceu no Brasil em 1939 com a criação do primeiro curso de Nutrição no país no Instituto de Higiene de São Paulo, atual Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Em menos de 80 anos de profissão, é notável o desenvolvimento da Nutrição como ciência, bem como do reconhecimento da importância da profissão.

Reconhece-se em todo o mundo que a alimentação é um dos principais fatores determinantes da saúde (WHO, 2004). De acordo com a Resolução CFN 380 (2005), o nutricionista é o profissional habilitado para promoção, manutenção e recuperação da saúde por meio da alimentação, a partir da atuação diversas áreas, como nas áreas clínica, saúde pública, hotelaria, spa, esportiva e marketing, redes de fast-food, inspeção de alimentos, consultoria e cozinhas experimentais, educação nutricional, ensino e pesquisa.

Manter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes é fundamental para o bom funcionamento de todo organismo, incluindo o olho e a visão. Vitaminas, minerais, antioxidantes e ácidos graxos são muito importantes para o funcionamento adequado dos olhos.

Uma alimentação saudável auxilia na prevenção de doenças como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), catarata e síndrome do olho seco.

vitamina A tem relação estreita com a visão. É bem provável que você já tenha ouvido que comer cenoura é bom para o olho. A cenoura, além dessa vitamina, conta com uma quantidade generosa de betacaroteno, tornando-a uma verdadeira aliada contra prevenção de doenças oculares. Outras vitaminas, como a vitamina C, encontrada em frutas cítricas, e a vitamina E, encontra em frutos como a amêndoa e o amendoim, e ainda na gema do ovo, tem grande papel antioxidante combatendo os radicais livres e o envelhecimento dos olhos.

Luteína é um carotenoide importante na prevenção de doenças da visão. Não é produzido pelo nosso organismo, por isso, precisamos obtê-la através de ingestão de alimentos como couve, brócolis e espinafre. Já o ômega -3, devido sua concentração de ácido graxo, auxilia na lubrificação e na prevenção de síndrome do olho seco.

Além disso, segundo pesquisa realizada na Universidade de Melbourne, na Austrália,  altas doses dessa gordura são encontradas na retina e precisam ser constantemente renovadas, porque o déficit dela pode favorecer o aparecimento de doenças como a DMRI. Pode ser encontrado em peixes como o salmão e o atum. Já, minerais como o zinco, presentes nas ostras e em algumas carnes, são importantes para que o nosso organismo absorva corretamente os nutrientes e vitaminas.

 Entenda melhor como funciona a relação entre Olhos Saudáveis e Alimentos.

Para manter a boa visão, é muito importante a correta alimentação.

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