Anuidades
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!

Anamnese Optométrica

Anamnese Optométrica

Anamnese (do grego ana, trazer de novo e mnesis, memória) É o interrogatório que se faz ao paciente com objetivo de conhecer o problema que o obriga a consultar e por sua vez permite um diagnóstico presuntivo da alteração visual, oculomotora ou ocular que se confirmará com os testes aplicados no desenvolvimento da história clínica.

Uma anamnese, como qualquer outro tipo de entrevista, tem formas ou técnicas corretas de serem aplicadas, o que produz um diagnóstico seguro e um tratamento correto. Sabe-se hoje que a anamnese, quando bem conduzida, é responsável por 85% do diagnóstico na clínica, liberando 10% para o exame clínico (físico) e apenas 5% para os exames laboratoriais ou complementares.

Por tratar-se do primeiro contato entre paciente e profissional, é a oportunidade de transmitir segurança através de perguntas bem formuladas e esclarecendo as duvidas que surgirem durante a conversa.

Faz-se necessário para a adequada coleta de dados a correlação entre a informação primária (apresentada pelo paciente) com a secundária (obtida através de perguntas) e por este motivo é importante que a anamnese seja feita pelo profissional de saúde.

Motivo da consulta: Deve-se interrogar o paciente sobre a razão que o trouxe a consulta, desde quando sente o desconforto/dificuldade referido, em que momento do dia e em que frequência além de questionar se percebe/sente a moléstia associada a atividades de esforço visual.

Antecedentes pessoais oculares: Importante saber se o paciente já é usuário de correção óptica e com que frequência a utiliza, sente-se confortável com as mesmas ou atualmente rejeita o uso, se já fez terapia visual ou se já teve diagnostico de alguma patologia ocular.

Antecedentes pessoais gerais: Identificar o uso de medicamentos e patologias sistêmicas. Condição geral de saúde, alimentação e pratica de atividades físicas.

Para as crianças se faz d fundamental importância a coleta de informações a respeito das condições pré, peri e pós natais (condição da gestação, forma de parto, tamanho, peso e perímetro cefálico, saúde pós natal e atual).

Antecedentes familiares: Conhecer a condição de saúde de familiares próximos como ocorrência de patologias gerais e oculares, necessidade de cirurgias além da condição visual (uso de óculos, estrabismos, etc) auxiliam no desenvolvimento e compreensão do histórico clínico do paciente.

Prof. Ariel Scussel Malburg O.D. Esp. FIACLE - Bacharel em Optometria UnC

Deixe um comentário

Contato CBOO