Anuidades
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!

CARTA ABERTA AOS OPTOMETRISTAS E AOS ÓPTICOS FILIADOS CBOO

CARTA ABERTA AOS OPTOMETRISTAS E AOS ÓPTICOS FILIADOS CBOO

Prezados filiados, 

A Assembleia Geral é o órgão máximo de condução do CBOO, é onde o filiado revela seu poder irrefutável de decidir, sem intervenção ou necessidade de representação de Diretor/Presidente Regional e ou do CBOO, a direção das ações de interesse da categoria.

E nesse sentido, nós, abaixo assinados, REAFIRMAMOS NOSSO COMPROMISSO de DEFENDER o DIREITO do FILIADO CBOO de diretamente apresentar e defender suas opiniões/sugestões, e por maioria, a aprovação das demandas postas no recinto da Assembleia Geral CBOO.

Acontece que, no último dia 23 do corrente mês, recebemos a intimação de uma liminar contra nossa Assembleia Geral Extraordinária - AGE, agendada para o próximo dia 5 de novembro, a se realizar na cidade de Porto Alegre/RS.

A ação judicial foi movida pela Câmara Regional de Óptica, Optometria e Contatologia do Estado de Santa Catarina – CROOSC e posteriormente seguida pela Câmara Regional de Óptica e Optometria de Minas Gerais - CROOMG, por meio de tese que desvirtua fatos e o texto do nosso Estatuto, buscando suprimir a soberania da Assembleia Geral, sabidamente o órgão maior de toda entidade associativa.

Após a regular publicação do Edital de Convocação, na forma do art. 52 do nosso Estatuto, em tempo e modo enviamos para todos os Conselheiros (presidentes das entidades regionais) o detalhamento da ordem do dia a ser abordada, pontuando em tópicos quais os conteúdos estatutários seriam objeto de debate para a final e devida deliberação da AGE.

Logo após fomos surpreendidos com ofício da CROOSC questionando quais seriam os “artigos que sofreriam alterações” e “qual a redação” dos mesmos.

Tal ofício foi respondido explicando que justamente pelo caráter democrático do debate e do antigo e coletivo clamor por ampla reforma estatutária, o envio dos tópicos a serem debatidos pela AGE foi feito com 30 dias de antecedência, respeitando o art. 52 do Estatuto e conferindo às entidades regionais o prazo adequado para enviarem suas sugestões, com total liberdade de opinião, redação e inovação sobre os assuntos, sem perder de vista que a convocação fora efetuada para uma ampla reforma estatutária, reitere-se, mais do que desejada, necessária.

Ou seja, inobstante respeitado o texto e o espírito do Estatuto, conferindo-se plena abertura para a construção conjunta de uma redação plural, ao invés de laborar para criar sugestões, a opção foi movimentar a estrutura e recursos dos Regionais para ir ao Judiciário gerar um inestimável constrangimento e prejuízo financeiro a Sistema CBOO, com o retardo de debates sobre reformas estatutárias há tempos reclamadas por todos, cancelamento de local, passagens e toda a programação preparada.

Necessário informar que, infelizmente, não é de hoje, que ações estratégicas são prejudicadas pela egoísta e insensata posição pessoal de alguns gestores em direcionar a condução de seus Regionais para a constante contraposição a tudo que é feito pelo Sistema CBOO, que sempre têm consultado os integrantes da Diretoria nacional e dos Estados, antes de levar adiante os mais importantes atos em prol da Óptica, da Optometria e da saúde visual brasileiras. Ou seja, os caminhos seguidos são escolhas de uma maioria, que na visão nada coletiva da mesma minoria de sempre, não merece respeito.

Em um momento que deveria ser de comemoração por um ano da maior vitória da Optometria brasileira (ADPF 131 – STF), vemo-nos mais uma vez com o foco desviado pelo “fogo amigo”.

Acontece que, como sempre, mesmo contra a vontade de uma minoria inconsequente, seguiremos firmes na representação do Sistema CBOO e da coletividade, pelo que, buscaremos junto ao judiciário a reversão da liminar concedida para que nossa AGE possa ser regularmente realizada.

Em respeito aos nossos associados, e a todo trabalho realizado e em andamento, REPUDIAMOS a ação tomada pela diretoria da CROOSC e CROOMG, pois temos absoluta certeza de que enquanto dispensamos tempo, atenção e financeiro institucional com provocações, desgastes e ataques internos, nossos verdadeiros opositores continuam unidos, defendendo seus interesses corporativistas, buscando cercear a população do acesso à saúde visual, propagando falácias sobre os profissionais optometristas, a exemplo da recente circular do CFM, que configura apenas o primeiro passo de um macabro plano de retrocesso, infelizmente fortalecido por atitudes egoístas de um pequeno grupo descontente com o resultado das eleições CBOO/2019.

Diante do curto espaço de tempo e em função das conhecidas eventualidades do Judiciário, mesmo que não suspensa a liminar que hoje impede a realização de AGE, destacamos que o dia e hora do evento ficam mantidos (próximo sábado, 05/11, na Assembleia Legislativa de Porto Alegre-RS, às 9h),  sendo que contamos com a presença dos filiados regulares, se não para deliberar em Assembleia, para aproveitar o momento com debates, construção de ideias e panoramas que possam nortear a condução e atitudes do Sistema CBOO diante do novo quadro político nacional que acaba de ser definido e dos gigantes desafios que se avizinham.

Aguardamos a valorosa e respeitosa participação de todos.

Atenciosamente,

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE OPTOMETRIA E DE ÓPTICA – CBOO

 CONSELHO REGIONAL DE ÓPTICA E OPTOMETRIA DO RIO GRANDE DO SUL – CROORS

 CONSELHO REGIONAL DE ÓPTICA E OPTOMETRIA DO PARANÁ – CROOPR

 CONSELHO ESTADUAL DE ÓPTICA E OPTOMETRIA DO RIO DE JANEIRO – COOERJ

 CÂMARA REGIONAL DE OPTICA E OPTOMETRIA DO ESTADO DE GOIÁS – CROOGO

 SOCIEDADE REGIONAL DE OPTICA E OPTOMETRIA DE ALAGOAS – SROOAL

 UNIÃO DOS ÓPTICOS E DOS OPTOMETRISTA DO ESTADO DA BAHIA – UNOOBA

 SOCIEDADE DE ÓPTICA E DE OPTOMETRIA DO ESTADO DE SERGIPE – SOOSE

 SINDICATO DOS PROFISSIONAIS E TRABALHADORES EM ÓPTICAS CONTATOLOGIA E OPTOMETRIA DO ESTADO DA PARAÍBA – SINDOCOPPB

 CÂMARA REGIONAL DE ÓPTICA E OPTOMETRIA DO CEARÁ – CROOCE

 DELEGAcia cboo NO estado do AMAZONAS

 CONSELHO REGIONAL DE ÓPTICA E OPTOMETRIA DE RONDÔNIA – CROORO


*As Entidades Regionais e Delegados Institucionais que desejarem assinar a Carta Aberta, por favor, entrar em contato com a CBOO.

 

Deixe um comentário

Contato CBOO