Anuidades
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!

Cigarro: um vilão silencioso para a saúde da visão

Cigarro: um vilão silencioso para a saúde da visão

CIGARRO: UM VILÃO SILENCIOSO PARA A SAÚDE DA VISÃO

Quem nunca sentiu aquela coceira ou alguma irritação nos olhos? Isso é ainda mais comum entre os fumantes. Coceira, irritação nos olhos e sensação de corpo estranho são sintomas que assolam a vida de quem é dependente da nicotina, já que o fumo pode alterar a lubrificação da região. Além de vermelhidão e quadros alérgicos, o hábito potencializa a Síndrome dos olhos secos. Engana-se quem acha que quem não é fumante está livre dos efeitos do cigarro. Mesmo o fumo passivo pode colaborar para o surgimento de alguns problemas em relação à saúde ocular. Como muitas pessoas desconhecem o potencial de prejudicar a visão que esse hábito tem, é muito importante a conscientização a respeito disso.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a maior causa evitável de mortes em todo o mundo. A epidemia de tabaco é uma das maiores ameaças à saúde pública que o mundo já enfrentou, sendo responsável pela morte de mais de 7 milhões de pessoas por ano. Mais de 6 milhões dessas mortes são resultado do uso direto do tabaco, enquanto mais de 890 mil mortes são resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo. Desse hábito decorrem doenças respiratórias, circulatórias, cardíacas e também ligadas aos olhos.

A fumaça liberada pelo cigarro muito comumente vai em direção aos olhos. Repleto de componentes nocivos à saúde, esse elemento é um facilitador para que ocorram alergias na região. O tabaco também pode agir de modo a prejudicar a transparência do cristalino, que funciona como uma espécie de lente para os olhos. Em longo prazo, isso pode favorecer ou mesmo acelerar o processo de opacificação dessa estrutura ocular. Como consequência, surge a catarata, um dos maiores problemas para a saúde dos olhos. Quem fuma tem cerca de três vezes mais chances de desenvolver a catarata. Embora largar o tabagismo ajude a diminuir o risco, a doença pode se desenvolver mesmo muito tempo após a interrupção do hábito de fumar.

O CIGARRO PODE DESENCADEAR DIVERSAS DOENÇAS

Quando uma pessoa fuma, ela inala uma grande quantidade de substâncias nocivas para o corpo, sendo a nicotina apenas uma delas. Como o corpo não consegue metabolizar adequadamente esses elementos, eles caem na corrente sanguínea e são levados para as células, inclusive dos olhos.

Sendo a retina um elemento que necessita de muita irrigação, a chegada de elementos tóxicos até ela prejudica a sua vascularização e, em última análise, o seu funcionamento. É por isso que o hábito de fumar está associado a um risco aumento de Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). Esse problema pode causar visão embaçada, distorção e, até mesmo, perda de visão. Como conclusão de estudos, foi encontrado que quem fuma também tem de 2 a 3 vezes mais chances de desenvolver DMRI ao longo da vida.

E os riscos do cigarro para a visão não acabam, o glaucoma também pode ser potencializado pelo hábito. Caracterizado pelo aumento da pressão intraocular, o glaucoma é uma das maiores causas de cegueira no mundo. O tabagismo, por sua vez, pode agravar esse quadro por tirá-lo do controle. Isso porque o fumo contribui para a obstrução de veias e vasos sanguíneos em geral, o que colabora para o aumento da pressão intraocular. Além disso, trata-se de um hábito que pode tornar as paredes das veias mais rígidas, de modo a dificultar a circulação.

Como estudos apontam que o hábito pode aumentar quase que instantaneamente a pressão intraocular, trata-se de um agravante para a saúde dos olhos. O tabagismo prejudica a saúde dos olhos em diversos sentidos, sendo a alergia ocular o problema menos grave. Com o tempo, ele agrava os riscos de desenvolver doenças como catarata, DMRI ou glaucoma, então o ideal é manter hábitos mais saudáveis para proteger a visão.

COMO EVITAR?

Como diria o ditado popular “é melhor prevenir do que remediar”. As substâncias presentes no cigarro são extremamente nocivas para saúde do ser humano, além de causar câncer pode desencadear diversos problemas na visão. Uma das estratégias para evitar esse cenário é parar definitivamente com o uso do cigarro. É importante conscientizar as pessoas a não esperarem o aparecimento de sinais estranhos, como vista embaçada ou manchas escuras no campo de visão, para procurar um optometrista.

Deixe um comentário