Anuidades
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!

Dia Mundial da Retina - 29 de Setembro

Dia Mundial da Retina - 29 de Setembro

Dia  29 de setembro é o Dia Mundial da Retina, data importante criada com o objetivo de alertar a população sobre a importância que a retina assume na saúde visual, sendo que as doenças da retina são a principal causa de cegueira na população com idade mais avançada. “Das doenças da retina com maior impacto na saúde visual salientamos a degeneração macular relacionada com a idade (DMI) e a retinopatia diabética”.

A degeneração macular relacionada com a idade resulta numa afeção degenerativa da mácula, área da retina responsável pela visão central (visão de leitura, reconhecimento de faces, pequenos objetos, etc). Não tratada, resulta numa perda progressiva de visão central. Os sintomas iniciais desta doença são a deformação da imagem (metamorfopsia) e perca de visão central ou percepção de manchas escuras.

Sendo a causa mais frequente de baixa de visão em doentes acima dos 50 anos nos países desenvolvidos, a DMI é uma doença silenciosa e, muitas vezes, só é percetível pelo doente depois de envolver ambos olhos. Já a retinopatia diabética é uma outra condição muito importante no contexto das doenças da retina, sendo a causa mais frequente de cegueira de origem vascular e surge nos doentes diabéticos secundários à lesão dos pequenos vasos da retina.

Se faz muito importante as avaliações visuais periódicas como forma de prevenção já que as doenças de retina na maioria dos casos são silenciosas e quando percebidas já provocaram danos irreparáveis.

O profissional optometrista tem conhecimento e autonomia para reconhecer condições anômalas das estruturas oculares e encaminhar o paciente afetado para atenção médica já que este é o profissional que detém condições para confirmação do diagnóstico.

Optometria, o Brasil precisa, o Brasil merece !!!

Deixe um comentário