Anuidades
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!

Dia Mundial da Visão - 08 de Outubro

Dia Mundial da Visão - 08 de Outubro

O Dia Mundial da Visão (WSD), comemorado anualmente em toda segunda quinta-feira de outubro, é a data internacional de conscientização da necessidade de se dar a devida atenção à questão global da saúde visual e ocular. Este ano, o Dia Mundial da Visão cai em 8 de outubro de 2020.

Globalmente ,no ano de 2020, pelo menos 2,2 bilhões de pessoas têm deficiência visual, e destas, pelo menos 1 bilhão de pessoas têm deficiência visual que poderia ter sido evitada ou ainda não foi corrigida. Além disso, 2,6 bilhões de pessoas têm miopia, incluindo 312 milhões de crianças menores de 19 anos de idade. Milhões de pessoas vivem com problemas oculares que aumentam o risco de perda de visão, sendo 196 milhões de pessoas com degeneração macular relacionada à idade, 146 milhões de pessoas com retinopatia diabética, 76 milhões de pessoas que vivem com glaucoma, 2,5 milhões de pessoas que vivem com triquíase tracomatosa, 277 milhões de pessoas que vivem com alta miopia.

A prevalência destes problemas têm apresentado direta relação com a renda per capta, havendo quatro vezes mais ocorrências nas regiões de baixa renda, do que nas de alta condição financeira.

O quadro se agrava em áreas rurais e para pessoas mais velhas, mulheres, pessoas com deficiência, minorias étnicas e populações indígenas.

No Brasil, há mais de 1,2 milhão de cegos. Como a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 60% das cegueiras são evitáveis, isso significa que quase 700 mil brasileiros que são cegos, poderiam não ser, se tivessem recebido tratamento precocemente.

Parte da solução deste grave problema em nosso país depende hoje do Supremo Tribunal Federal, mais especificamente, do Ministro Gilmar Mendes, que tem o poder de reconhecer e autorizar os profissionais optometristas brasileiros a trabalhar em todo o território nacional.

Conheça mais sobre o Dia Mundial da Visão no site da IAPB (The International Agency for the Prevention os Blindness).

Como é preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o optometrista é o profissional responsável pela atenção primária em saúde visual e ocular, portanto, responsável por identificar as condições que geram tão altos índices de deficiência visual.


Optometria, o Brasil precisa, o Brasil merece !!!

 

Deixe um comentário