Anuidades
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!

Dia Mundial de Combate ao Câncer - 4 de Fevereiro

Dia Mundial de Combate ao Câncer - 4 de Fevereiro

O Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Criada em 2000, por meio da Carta de Paris contra o câncer, a data tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer evitando, assim, milhões de mortes a cada ano. Câncer é um termo que abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos a distância.

Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Quando começam em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, são denominados carcinomas. Se o ponto de partida são os tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem, são chamados sarcomas.

Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes, conhecida como metástase.

O câncer infantojuvenil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. Diferentemente do câncer do adulto, o câncer infantojuvenil geralmente afeta as células do sistema sanguíneo e os tecidos de sustentação. Por serem predominantemente de natureza embrionária, tumores na criança e no adolescente são constituídos de células indiferenciadas, o que, geralmente, proporciona melhor resposta aos tratamentos atuais.

Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos), os que atingem o sistema nervoso central e os linfomas (sistema linfático). Também acometem crianças e adolescentes o neuroblastoma (tumor de células do sistema nervoso periférico, frequentemente de localização abdominal), tumor de Wilms (tipo de tumor renal), retinoblastoma (afeta a retina, fundo do olho), tumor germinativo (das células que originam os ovários e os testículos), osteossarcoma (tumor ósseo) e sarcomas (tumores de partes moles).

Assim como nos países desenvolvidos, no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento do câncer na infância e na adolescência foi extremamente significativo. Hoje, em torno de 80% das crianças e adolescentes acometidos da doença podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.



Dia Mundial de Combate ao Câncer - 4 de Fevereiro

Em comemoração ao Dia Mundial do Câncer 2021 (4 de fevereiro), o INCA convida você a encarar o Desafio 21 dias para sua saúde. Afinal, ao ter uma vida mais saudável, você ajuda na prevenção e no controle do câncer. São 21 sugestões e inspirações diárias para todas as áreas da saúde e bem-estar. As metas foram criadas para serem rápidas, simples e, o melhor de tudo, divertidas! Vamos participar junto com o CBOO?

É de fundamental importância o diagnóstico precoce de qualquer condição para que o tratamento adequado seja aplicado com a maior rapidez possível, evitando assim, sequelas mais graves. Na consulta de rotina o profissional optometrista tem condições de identificar situações que remetam a presença de patologias e assim encaminhar o paciente para a atenção médica especializada.

Assista ao vídeo que demonstra as diferenças entre o “Óptico” o “Opometrista” e o “Oftalmoligista”, segundo a opnião da mais avalizada Oftamologia mundial.



Optometria é saúde visual para todos!!

Deixe um comentário