Anuidades
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!

O Ministério da Saúde fomenta a contratação de Profissionais Optometristas

O Ministério da Saúde fomenta a contratação de Profissionais Optometristas

O Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria – CBOO vem desenvolvendo uma intensa agenda institucional, envolvendo a sociedade e o governo brasileiro com o propósito de colaborar para o definitivo alinhamento do Brasil à iniciativa global de atenção e cuidados com a saúde visual, ocular e a eliminação da cegueira evitável.

Nesse norte, no dia 03 de setembro de 2019, o CBOO alcançou mais um importante degrau na promoção do profissional optometrista no país, graças ao dedicado apoio dos Deputados Federais e signatários da Frente parlamentar da Optometria, Marcio Marinho (Republicanos-BA) e Carlos Gomes (Republicanos-RS), com a realização de uma importantíssima reunião com o Ministro da Saúde, Dr. Luiz Henrique Mandetta.

Com uma excelente receptividade, amplo conhecimento acerca da Optometria e do profissional Optometrista, o Ministro da Saúde oportunizou ao CBOO um longo debate e exposição quanto a necessidade de potencializar a atuação do profissional optometrista na atenção primária.

O Ministério da Saúde fomenta a contratação de Profissionais Optometristas

E um dos desdobramento da reunião foi o ofício nº 162/2019/CGGAP/DESF/SAPS/MS, assinado pelo Diretor do Departamento de Saúde da Família, Otávio Pereira D’Ávila e pelo Secretário de Atenção Primária à Saúde, Erno Harzeim, em que o Ministério da Saúde reconhece a importância da Optometria na atenção primária e fomenta a contratação de Optometristas pelos municípios, custeando tais serviços através do “Programa Previne Brasil”.

“Em referência ao ofício nº255/CBOO/MS (...) Cabe, de antemão, colocar que o Ministério da Saúde reconhece a essencialidade da atuação de equipes multiprofissionais com foco no alcance da integralidade e resolubilidade na Atenção Primária à Saúde (APS). Reconhece ainda, o potencial intrínseco na composição dessas equipes com profissionais optometristas, tendo em vista a relevância dos eventos relacionados à saúde ocular, seus impactos na vida dos cidadãos e a capacidade de oferta de cuidados a serem ofertados por essa categoria profissional, nesse campo de atuação. (...)”

O Ministério da Saúde, ao reconhecer a importância da Optometria e fomentar a contratação de profissionais optometristas, colabora substancialmente para a garantia da assistência à saúde visual e ocular, universal e de qualidade à população, fortalecendo a Atenção Primária no Brasil.

“Definitivamente um marco em nossa história,  essa é com certeza, mais uma importante conquista que celebraremos, todos juntos, optometristas de todo o Brasil, na Sessão Solene em Homenagem ao Dia Mundial da Optometria e ao Março Verde - mês de conscientização em Saúde Visual, promovida pelo Presidente da Frente Parlamentar da Optometria, Dep. Aroldo Martins (Republicanos/PR), para o dia 24 de março (terça-feira), às 11h,  no Plenário Ullysses Guimarães na Câmara dos Deputados” destacou a Presidente do CBOO, Eriolanda Bretas.

É notório que os avanços institucionais não param, e o CBOO está permanentemente atento e comprometido com a luta pelos diretos e prerrogativas de seus filiados e do interesse público.

 

ACESSE O OFÍCIO NA ÍNTEGRA CLICANDO AQUI

Deixe um comentário