Anuidades
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!

Outubro Rosa - Mês Combate e Prevenção ao Câncer de Mama

Outubro Rosa - Mês Combate e Prevenção ao Câncer de Mama

O Outubro Rosa é uma campanha anual de combate ao câncer de mama. Criada na década de 1990, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, compartilhando informações e proporcionando mais acesso ao diagnóstico e ao tratamento da doença. 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, atrás apenas do câncer de pele, correspondendo a 29% dos novos casos da doença ao ano. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental e aumenta as chances de cura do câncer de mama.

 

Você sabia que 30% das mulheres que tiveram câncer metastático apresentaram metástase aos olhos?

Metástases são células cancerígenas ou pequenos tumores malignos que correm pela corrente sanguínea e podem ser provenientes de um outro tumor pré-existente. Normalmente os cânceres de mama, pulmão ou próstata é que dão metástases em outros órgãos, incluindo os olhos.

Assim, nos olhos, é mais comum a metástase ocorrer na coroide, por ser a parte mais vascularizada, mas nada impede de ocorrer em outras partes dos olhos, até na pálpebra. Normalmente não costuma alterar esteticamente, mas piora a visão do paciente. O exame ocular envolve a análise das pupilas e normalmente um ultrassom ocular, para confirmar o diagnóstico e medir o tumor.

Os sinais das metástase coroide são raros, é mais comum ter algum sintoma se a metástase estiver no olho ou nas pálpebras, por exemplo. Nos casos de melanoma ocular, que também pode ser proveniente de metástase, pode haver alteração no tamanho ou forma da pupila, além do surgimento de pontos mais escuros na íris. Assim, se a metástase estiver localizada atrás do olho (na órbita), o globo ocular poderá ficar visivelmente deslocado para fora ou para o lado. Se estiver dentro do olho, que é a mais comum, os pacientes com metástase podem apresentar sintomas de luzes piscantes, pontos flutuantes ou distorção da visão.

 

Mantenha seus exames visuais em dia.

 

Optometria, o Brasil precisa, o Brasil merece.

Deixe um comentário