CBOO | Óptico

O Óptico

O profissional Óptico O Óptico brasileiro é o profissional da área da saúde, formado em nível técnico ou superior em Óptica, por instituições de Ensino devidamente autorizadas e credenciadas junto à Secretaria de Educação e/ou Ministério da Educação. Habilitado para assumir a responsabilidade Técnica das casas ópticas e laboratórios ópticos. Dentre suas atribuições está:

Interpretar, avaliar e realizar o aviamento da prescrição óptica realizada pelo Optometrista ou Oftalmologista, indicando armações em atenção às medidas individuais e anatomia facial do usuário e seus costumes comportamentais.

Atuar na venda de produtos e serviços ópticos. Confeccionar óculos.

Adaptar de lentes de contato. Elaborar laudos técnicos de lentes oftálmicas, armações, lentes de contato e outros auxílios ópticos.

Responsabilizar-se tecnicamente (RT) por óptica e laboratório óptico.

Implementar ações de gestão para o segmento. Desempenhar representação comercial e outras funções em empresas do ramo óptico.

Podem também exercer a docência ou proferir treinamento em escolas ou empresas.

O Perfil Profissional do Óptico Brasileiro, aprovado pelo Sistema CBOO, traz mais informações acerca do profissional e esclarece ainda à população e às autoridades competentes quanto a importância do óptico, suas funções, limitações e clara diferenciação entre os profissionais envolvidos na cadeia de prescrição, comercialização, confecção e dispensação de ajudas ópticas (optometrista, oftalmologista, óptico e vendedor).

Publicações

Perfil do Profissional Óptico Brasileiro
Baixar
POP Óptico
Baixar